Lei anti-tabaco

Foi posta em vigor no último dia 01/01 uma lei que proibe as pessoas de fumar em locais fechados e públicos. É claro que essa lei já gerou algumas confusões. Nada muito grave. O pior é ler em alguns sites portugueses nego revoltado com a lei, dizendo que agora quem fuma é “tratado como cachorro, que tem que fazer suas necessidades dentro de casa ou na rua”.
É caso para se indagar:
“Hm?”
Aí esses dias uma amiga me disse.
“Eu não concordo com a lei, porque é uma imposição.”
Ah, mas aí o velho sábio da montanha interveio e disse:
“Mas não será o contrário também uma imposição?”
Certamente que sim, pequeno gafanhoto!
Concordo que a lei obriga as pessoas que fumam a pararem de fumar dentro de certas áreas. Mas antes como era?
Você estava batendo aquele rango esperto. Nego entrava no restaurante, sentava na mesa ao lado, acendia o bastonete nicotinado, assoprava e, segundo a lei de Murphy, aquela merda fedida ia toda pra cima de você.
Você, inutilmente, começa a abanar com a mão e tentando soprar para que a fumaça vá para longe. O máximo que você consegue é fazer com que o imbecil note que você está ali.
Eu reparei bem, ou o idiota está sorrindo agora?
Continua. Chupa, sopra. Chupa, sopra.
Aí você fica de saco cheio, levanta, anda na direção dele, que finge que nem te viu.
- Desculpe, senhor.
- Sim? - com cara de incomodado
- Eu estou sentado ali naquela mesa e a fumaça do cigarro está vindo pra cima de mim e eu ainda não terminei o almoço. O senhor poderia fazer a gentileza de apagar o cigarro? - o mais educadamente possível, mas pensando “puta merda, enfia isso no rabo, retardado!”
Ele também sorri, educadamente, e diz
- Ahm… mas não há lei nenhuma que diga que eu tenho que apagar o cigarro.
Também há simplesmente os que dizem
- Os incomodados que se mudem.
Claro que também há quem apague, mas refiro-me a casos específicos aqui.
Pois bem. Estamos nós nessa situação que é (era) bastante comum. Não seria essa uma imposição/obrigação nossa de ter que estar ali fungando em cima da fumaça do cigarro do caboclo?
Existem pessoas que têm bom senso, e existem que têm pessoas que não têm. É para essas que a lei existe. Quem tem bom senso provavelmente nem vai sentir diferença com a lei, porque já tinha o hábito de não fumar em ambientes fechados, porque tem consciência que incomoda, mas não podemos nos guiar por essas pessoas.
Se todos tivéssemos bom senso, matar alguém não seria crime, afinal de contas matar é errado e qualquer pessoa que tenha a cabeça no lugar não mata.
As leis foram feitas para os Joselitos, que não têm noção.
Sempre que alguém se sentava fumando do meu lado num restaurante, eu torcia pra me dar aquele ataque fulminante de flatos putrefactos, barulhento, molhadinho, e que realmente incomodasse o cara, que é pra ele aprender como é estar do lado de alguém que solta gases fedidos e que incomodam. Ainda assim eu ficaria devendo todo o mal à saúde que ele estaria me entregando ali de bandeja.
Peido fede mas não mata.
Cigarro fede e mata.
Portanto, meus amigos e amigas, inimigos e inimigas, caso você fume, quero que saiba que não há problema. Nada tenho contra você. Espero do fundo do meu coração que nada de mal te aconteça devido ao vício, e que sua vida seja longa. Viva a sua vida da forma que achar melhor.
Apenas peço que deixe que eu faça o mesmo. Deixe que eu viva a minha vida da forma que eu achar melhor. E neste momento eu acho que a minha vida é melhor sem ter que respirar fumaça de cigarro.
Existem restaurantes, shoppings, hotéis, casinos, bares por aí que têm áreas próprias para quem fuma. Não se queixe por finalmente terem feito uma lei que me respeite a mim. Você ainda pode entrar em todos esses lugares. É só deixar o cigarro do lado de fora. Sem crise, sem choro.











January 5th, 2008 at 2:55 pm
Cara, como ex-fumante eu digo que é uma sacanagem!
Por que, ao invés de proibir, não isolam o espaço para fumantes?
Pq se o negócio é mesmo proibir o fumo, que o proibam de vez!
Que lancem um decreto igualando o cigarro a outras drogas ilegais, o que não pode é marginalizar uma pessoa que certo ou errado está fazendo uma coisa que diante dos olhos da lei é totalmente legal.
Acho que o não fumante tem todo o direito de não fumar e não sentir o cheiro de cigarro, mas ao mesmo tempo o fumante também tem o direito de fumar.
O grande problema é que a maioria dos governos acha que a luta contra o cigarro é válida, mas ao mesmo tempo ninguém faz a única coisa que deveria ser feita se acham que o mal é realmente grande: abdicar das taxas, sobretaxas e todos os impostos cobrados dos fabricantes de cigarro e proibir seu comércio de vez!
[Responder]
Mytho respondeu eu January 5th, 2008:
Não dá pra proibir não, Vinas… com o tanto de gente que fuma no país, ia metade pra prisão fácil.
O buraco é mais em baixo, infelizmente. Eu também acho que o fumante tem direito de fumar, mas não tem o direito de me obrigar a fumar também, e por isso é válida a proibição de fumar em locais públicos fechados.
Os espaços para fumantes existe em alguns bares e shoppings e restaurantes, mas outros decidiram não implementar essa solução porque dizem que os gastos não compensam o lucro…
Aí nego fica revoltado e dá merda.
[Responder]
January 6th, 2008 at 3:44 am
lindo esse texto, estou apaixonado pelo meu afilhado lindo! ahahaha ;D
caralho, nunca me senti tão bem num lugar onde não tem fumo!!! Até meus amigos fumadores já começam a concordar que assim fumam menos, e quem sabe, não acabam por deixar de fumar mais cedo que o esperado?
e surpresa das surpresas… fomos a um sítio onde tinha um espaço para fumadores, e eles quiseram ficar na área de não fumadores comigo… pena que só com uma lei dessas em vigor que neguinho ganha consciência do mal que causa aos outros.. tsc tsc…
Quanto a direitos, acho que está tudo dito no próprio maço de tabaco: “FUMAR MATA”.
E a constituição diz que o pessoal tem direito à saúde, mas não fala em ter direito à doença.
mais palavras pra quê? o_0
[Responder]
Mytho respondeu eu January 6th, 2008:
Mai nada!
[Responder]
January 7th, 2008 at 2:10 am
Eu também concordo que quem não quer fumar tem este direito, por isto eu sempre enfatizo que os lugares que aceitam fumantes tenham um espaço isolado para quem desejar fumar.
A responsabilidade pelos fumantes dentro de um estabelecimento é totalmente do sítio, que também se reserva o direito de admissão.
Ou seja, se o lugar não tem espaço reservado para fumantes, significa que lá não se fuma. E pronto!
No caso de quem viola a lei, seja ela porquê fumar virou crime, ou está fumando onde não deve, que seja cumprida a lei e a pena, seja ela qual for.
Como bom brasileiro que sou eu sei que leis só são obedecidas se a fiscalização é rígida, então que haja fiscalização!
[Responder]
Mytho respondeu eu January 7th, 2008:
É exatamente isso que tá acontecendo agora aqui… só pode fumar se o lugar tiver espaço reservado pra quem fuma… acontece que tem um monte de estabelecimento que tá optando por não criar esse espaço, porque implica em muitos gastos com todo o equipamento necessário.
De qualquer forma, é melhor ter a lei. Ela existe apenas para garantir que todos têm “bom senso”, por bem ou por mal
Abraço, nego!
[Responder]
January 7th, 2008 at 5:55 pm
Tem como mandar essa lei aqui pro Brasil nao?
Eu, asism como vc, odeio o cheiro e a fumaça do cigarro.
Blergh.
[Responder]
Mytho respondeu eu January 7th, 2008:
Eu achava que essa lei já tava rolando no BR… aí pode fumar em shopping? Achava que não podia…
[Responder]
April 13th, 2008 at 10:43 pm
Vou trancrever este texto porque é digno de pena. Tanta baboseira em tão poucas linhas.
lindo esse texto, estou apaixonado pelo meu afilhado lindo! ahahaha ;D
caralho, nunca me senti tão bem num lugar onde não tem fumo!!! Até meus amigos fumadores já começam a concordar que assim fumam menos, e quem sabe, não acabam por deixar de fumar mais cedo que o esperado?
e surpresa das surpresas… fomos a um sítio onde tinha um espaço para fumadores, e eles quiseram ficar na área de não fumadores comigo… pena que só com uma lei dessas em vigor que neguinho ganha consciência do mal que causa aos outros.. tsc tsc…
Quanto a direitos, acho que está tudo dito no próprio maço de tabaco: “FUMAR MATA”.
E a constituição diz que o pessoal tem direito à saúde, mas não fala em ter direito à doença.
Depois de ler este lindo texto só te posso chamar de ordinário, aldrabão, aldrabão, hipócrita e não respeitador das liberdades.
Aqui vamos:
Ordinário, pelo palavrão que usaste.
Aldrabão, porque os teus amigos não te disseram que fumam menos, por isso não ser verdade e tu não teres amigos, porque ninguém te suporta com essas ideias.
Aldrabão de novo porque os teus amigos não escolheram o lugar de não fumadores e como disse anteriormente tu não tens amigos porque ninguém te atura.
Hipócrita porque criticas quem te paga os teus impostos.
Não respeitador das liberdades porque eu tenho direito à doença. Não me precisam de dizer se eu tenho direito à doença ou à saúde para eu ter esse direito.
Sou fumador e respeito quem não fuma, só peço que haja sítios de fumadores e não fumadores onde cada um saiba ao que vai e respeite o estipulado.
Não respeitador das liberdades porque tal como tu não gostas de levar com o fumo à muita boa gente não gosta de levar com as tuas ordinarices. Respeita para seres respeitado.
Paulo Martins.
O fica aqui o meu mail para tu ou outra pessoa qualquer me puder responder.
paulolacm@gmail.com
[Responder]
Mytho respondeu eu April 13th, 2008:
hahahahahaah muito bom!!
Não estou acostumado a ter comments engraçados nos meus posts sérios, mas este merece os parabéns!
“eu tenho direito à doença.” hahahahaha muito criativo, gostei!
Um abraço!
[Responder]
April 13th, 2008 at 11:53 pm
AH! O blog é teu.És digno de pena OH pequenote de espírito.
O teu próximo passo é bloqueares a minha entrada. Porque não gostas de outras opiniões.
[Responder]
Mytho respondeu eu April 13th, 2008:
hahahahahahahahahaha imparável!!! Imparável!! “pequenote de espírito”! hahahahah
Não se preocupe, eu não bloqueio pessoas de bom humor. Apenas as ofensivas e/ou agressivas. Você tá safo… queremos é alegria por aqui…
Continue distribuindo sorrisos por aí… é o karma…
Um abraço
[Responder]
April 23rd, 2008 at 1:20 pm
Ok
[Responder]
June 11th, 2008 at 11:14 am
Tenho um café onde é permitido fumar dentro da lei.
Tenho Termo de responsabilidade passada pele empresa que mre instalou o sistema.
Tanta discusão por causa da lei do tabaco…
Ela é bem especifica.
Não podemos estar à espera que a lei nos diga que máquinas temos que colocar senão a lei estaria a favorecer entidades e empresas.
Temos que procurar no mercado aquilo que se enquadra na lei.
Para cumprir o nº5 do art. 5º da lei nº 37/2007 de 14 de Agosto nas alínea “b” e “c”.
Alinea- a distico azul
Alinea- b foi a intalação de um purificador
Alineã- c Extração directa para o exterior que eu já tinha.
Foi-me fornecido também o termo de responsabilidade para efeitos de fiscalização.
A empresa que me instalou o sistema foi: http://www.mle-ar.com
[Responder]
Mytho respondeu eu June 11th, 2008:
é isso mesmo! É preciso também nestas áreas fazer pesquisa e descobrir o que dá mais vantagem.
Um abraço.
[Responder]